Fortaleza, Brasil

Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza

© 2015 por BFAPF.

  • Wix Facebook page
Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza

O Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza – BFAPF - foi fundado em 23 de junho de 1993, pela dançarina e coreógrafa Sandra Veloso, que o dirige até hoje, tendo como objetivos pesquisar, recriar e divulgar as várias formas de manifestações populares através da dança e música, despertar a consciência da população sobre a importância da preservação de nossas tradições culturais e desenvolver um trabalho sociocultural visando à formação profissional de seus integrantes de uma forma consciente e responsável, para que possam atuar junto à comunidade repassando sua experiência. Seu trabalho é reconhecido no Ceará e outros estados brasileiros e o grupo já teve oportunidade de representar o Brasil em outros países como França, Bélgica, China, Itália, Senegal e Guadalupe (Caribe Francês). Ao longo de seu tempo de existência, o BFAPF já formou vários dançarinos que hoje atuam em grupos semelhantes e também como dirigentes de seu próprio trabalho, graças aos conhecimentos adquiridos com sua participação no BFPAF.

 

O Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza possui extenso repertório que abrange desde danças e músicas do Ceará, de vários estados brasileiros e também de outros países com Argentina, Peru, Colômbia, Cuba, República Dominicana, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, China e Havaí.

1/21
Sandra Veloso - Diretora BFAPF

Fundadora do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, onde atua com a função de diretora, vocalista, dançarina, coreógrafa, figurinista e cenógrafa.

 

Formada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará,

começou a desenvolver suas atividades na área da Dança a partir de 1980. Participou da formação de vários grupos, tais como: Tradições Cearenses, Filhos do Sol, Tablado Flamenco, Grupo de Expressões Artísticas do Piamarta, Grupo de Expressões Populares Arte Nossa – GEPAN - Caic, Cia de Arte Cênica do Palmeiras – CIACEP, Cia de Dança João Matos – CIADJM e Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza. Foi responsável por diversos trabalhos junto a Comissão de Dança do Ceará e Gpdance – Grupos permanentes de dança do Ceará.

 

Participou de inúmeras representações do Ceará e do Brasil em encontros,  festivais e programações folclóricas em diversos países como China, Guadalupe (Caribe Francês), Itália, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Áustria, Suíça, Bélgica, Inglaterra e Peru, e, no Brasil, em estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Recife, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.

 

Através do trabalho com a dança, desenvolveu junto a Associação Cultural e Educacional BFAPF, um projeto de formação e profissionalização de jovens e adolescentes nas comunidades carentes e de alto risco em Fortaleza, onde atualmente busca adquirir parceiros.